Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

Ictiose (pele seca)(*)

Ictiose é defeito na queratinização onde a pele se torna descamativa e áspera. Poderá ser de origem congênita (nas suas várias formas de apresentação) ou de forma adquirida. Para que o indivíduo não tenha piora ou mesmo não melhore, devemos evitar ou fazer:

1 — Seguir corretamente a(s) prescrições médicas.

2 — Ar Condicionado. Este artefato, no seu funcionamento, seca o ambiente, e, isto provocará secamento da pele.

3 — Sudorese. Como existem micro aberturas na pele, poderemos ter irritação e se iniciar com ardores ou mesmo coceira intensa.

4 — Frio. Ventos Frios. Estes fenômenos naturais fazem com que a pele fique mais seca, quando submetida a estas intempéries.

5 — Sabonetes. Estes removem a sujeira da pele mas junto removem também a gordura, que é necessária para hidratação do tegumento. Quanto menos for utilizado melhor. então, usar somente nas áreas onde se formam mais odores como pés, mãos, genitais e nádegas.

6 — Banhos Longos e também muito quentes. Como sabemos, qualquer panela com gordura é melhor lavada com água quente ou se a lavarmos por mais tempo; e também a pele será mais limpa e desengordurada com água quente e longamente lavada. Significa que teremos a pele mais seca.

7 — Sabe-se também que determinadas drogas, na sua ação, tem o efeito de deixar a pele mais seca e deverão ser evitadas sempre que possível, sendo estas as principais : Cimetidina, Clofazimina, Triparonol, Dixirazine, Alopurinol, Fenobarbital, Butirofenona, Naxocidina, Diazocolofeno.