Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

Envelhecimento Cutâneo

Se observar-mos ao nosso redor veremos que tudo que é vivo nasce jovem e vai envelhecendo e isto também acontece com as pessoas e a pele faz parte deste contexto, e, lentamente vai perdendo sua jovialidade com o passar da idade. Dentro deste envelhecimento ela vai se tornando mais permissiva, cura-se mais lentamente, fica mais seca, vão surgindo pregas e podem aparecer crescimentos anormais e máculas. Alguns destes acontecimentos são inexoráveis e sem problemas, a não ser estéticos e que temos muitos tratamentos atuais que podem resolvê-los. Outros são problemáticos como os canceres de pele.

Podem as Rugas Ser Evitadas?
É perdido a elasticidade com o envelhecimento e junto perdem-se o colágeno, a elastina e os tecidos que constituem a pele (como a gordura), enfraquecendo-a e o tegumento se torna mais fino, perde sua beleza e fica mais rugosa. Ao mesmo tempo que isto toma lugar nos acontecimentos o peso dos anos age e a gravidade puxa a pele para baixo formando as grandes dobras.

Hereditário? Sim, um pouco disto tudo é fornecido por seus pais e avós porque a tendência é hereditária. Um dos grandes causadores deste acontecimentos é o sol e depende muito de quanto você ficou nele desde o seu nascimento. Aqui vale lembrar o grande efeito do cigarro neste processo e a pele fica acinzentada e mais áspera.
As boas novas é algumas podem não surgir se ao ir no sol você usar sempre o protetor solar com fator (FPS) acima de 15 e roupas para se proteger e ainda usar bonés, e hoje existem tão bonitos. Deverá limitar a exposição antes das 10 e após as 15 horas.

O ruim é que pouco se pode fazer quando a sua pele já está danificada, mas, mesmo assim, deverá o adulto se proteger para evitar que aumente os males já causados e tendo então os benefícios da proteção…

Pele Seca
As alterações iniciadas pelo envelhecimento podem resultar em pele seca e até pruriginosa, principalmente em climas secos e frios. Formas discretas de xerose (pele seca) podem ser minimizadas com uso de cremes logo após o banho (pele ainda úmida) ou mesmo acrescendo óleos na água do banho, mas, isto poderá deixar o banheiro perigosamente escorregadio. Os banhos devem ser menos freqüentes e com o mínimo possível de sabonete, para evitar remover a gordura da pele, secando mais ainda. E ainda devem ser o mais frio dentro do normal que se conseguir pois que a água quente torna a pele mais irritadiça.

Um dos melhores hidratantes é a vaselina, apesar de deixar meio melado, colocada em creme ou pomadas. Estes cremos poderão conter químicos como alfahidróxiácidos, lactato de sódio, uréia ou lactato de amônio, que fazem um bom trabalho mas que poderão provocar irritação, e, seu dermatologista poderá lhe auxiliar no melhor, com alguns creme hidratantes mais atuais.

Tratamentos da Pele Envelhecida
Estão surgindo tratamentos promissores usados na Acne e com ação no envelhecimento por aumentar volume de colágeno e diminuir as manchas. É corrente que somente os tratamentos aprovados pelas instituições, ex. a FDA , seriam considerados sem problemas para tratar estes envelhecimentos e reverter o efeito solar na pele. Estas medicações teriam efeito em tratar os efeitos do sol mas não agiriam nas rugas de expressão e aí seriam usados procedimentos cirúrgicos, preenchimentos ou as toxinas paralisando a musculatura. Os dermatologistas estariam aptos a tratar estes problemas também. Discuta os problemas com ele.
Lesões de Pele
Alterações pigmentares e crescimentos anormais se tornam mais freqüentes com a idade, desde “lentigo solar” até os canceres de pele.
As mais comuns, com crescimento, são a Ceratose Actínicae se apresentariam como única ou em grande número, tendo descamação mais ou menos grosseira, de até 1 cm no maior diâmetro sendo facilmente tratadas no seu início por congelamento, cremes com quimioterápicos e com ácidos aplicados em consultório. Aproximadamente 1/1.000 ao ano se transforma em CÂNCER ao ano, normalmente para Carcinoma Espinocelular.

Carcinoma Espinocelular
Ocorrem mais nas orelhas, face, lábios e dorso das mãos, e se não tratados precocemente poderão metastatizar ( espalhar para órgãos internos) e na média já teria ocorrido em 1% das pessoas.Estas metástases seriam mais comuns nos labios, supercílio caudal e dorso das mãos.

Carcinoma Basoescamoso
É uma mistura e tem os dois ao mesmo tempo, podendo este ter o comportamento dos dois à que se parece. Ele não é dois que se juntam e sim que se forma ao mesmo tempo, no mesmo local. Esta mistura é do Ca Basocelular e o Ca Espinocelular

Carcinoma Basocelular
É a forma mais comum dos Carcinomas de Pele e normalmente se iniciaria como pequena lesão rósea que lentamente irá aumentando (Em meu consultório a maior queixa é de que “tinha uma espinha que espremi e ela não mais cicatrizou” e muitas vezes não sai pus. Este, apesar de ser um carcinoma, raramente se espalha para outros órgãos, mas cresce destruindo tudo no local. Estes acima tem taxa de cura, se tratados precocemente, acima de 95 % no primeiro tratamento.

Melanoma Maligno
É o menos comum dos Carcinomas de Pele (nome estranho já que todo Melanoma é maligno) mas também é talvez o câncer cutâneo de maior gravidade. Usualmente se apresenta como sinal de marrom a preto e de crescimento irregular e tem sido relacionado a graves queimaduras solares na infância. O homens acima dos 50 anos são os mais sujeitos a eles, mas pode acometer qualquer sexo e em qualquer idade (2 casos descritos em recém-nascidos); Acomete mais o dorso em homens e mulheres, o peito e abdomem nos homens e mais nas pernas em mulheres.
Qualquer sinal que apareça ou que se modifique deverá ser imediatamente visto pelo dermatologista.

Benignas

Ceratoses Seborréicas
São pequenas excrescências parecidas com verrugas ou mesmo escuras, que se elevam para cima na pele, não dolorosas e que não malignizam e ainda são muito comuns nos idosos. NevoRubisão pequenas elevações na pele da cor vermelho vivo, por crescimento de vasos sangüíneos e ocorrem mais no tronco e tratados são com cauterização. Telangiectasias são pequenas dilatações dos vasos de sangue, conhecidos como micro varizes e comuns nos idosos e mais nos casos de hipertensão arterial e podem ser cauterizados com bons resultados estéticos. Temos ainda os Nevos Celulares / Melanocíticos e Nevo Halo(este poderá imitar o melanoma e ser o primeiro sinal de malignização do nevo), que são conhecidos como “sinais”.

Varizes são mais comuns nos idosos, e, são dilatações das veias das pernas, por deficiência da correta circulação do sangue em retornar ao coração; tem a cor azul escuro e as veias se tornam tortuosas; a dor associada as varizes poderá ser atenuada ou mesmo evitada em se não ficar por muito tempo em pé, descansar os pés de forma elevada (levantar os pés da cama, sem usar travesseiros); injeções podem tratar as pequenas varizes e cirurgias nos casos mais graves.

Doenças Comuns nos Idosos

Úlcera Varicosa ou Úlcera de Estase ou Úlcera Venosa
É quando estas ocorrem em área das varizes e pela pobre circulação de sangue no local custam a cicatrizar. PúrpuraSenilé quando o sangue sai dentro da pele e esta fica de cor roxo escuro, como hematoma, e no idoso ocorreria por perda da proteção ao redor dos vasos de sangue e envelhecimento da pele. Lembrar que úlcera que não cicatriza (fecha) poderá ser um câncer de pele.

Prurido (coceira) é relativamente comum que este apareça com a idade, mas, só o ressecamento não explicaria tudo, e, lembrar que existem outras causas de coceira, e o seu dermatologista poderá lhe auxiliar.

Uma das causas de coceira é a Dermatite Seborréica que aparece com uma vermelhidão e descamação graxenta na pele e mais nas áreas onde temos grande quantidade de glândulas de sebo como no couro cabeludo e lado do nariz. Mas poderá ocorrer em outras áreas.

Herpes Zoster
É uma inflamação de um nervo causada pelo vírus Varicela-Zoster, e, o paciente teria a Varicela na infância e o Zoster na velhice. É normalmente doloroso e com bolhas de água nos locais afetados, e, não tratado corretamente poderá esta dor permanecer para sempre.

Algumas orientações úteis:
A maioria das alterações da pele que ocorrem são somente de caráter estético, mas, algumas não o são e, com as alterações abaixo deveríamos procurar o dermatologista, já que elas poderão indicar :
Câncer de Pele
- Manchas vermelhas com descamação;
- Um nevo (sinal) que se modifique em cor, tamanho e forma, e, que tenha algum sangramento;
- Qualquer crescimento de algo na pele, principalmente após os 40 anos;
- Machucado que não cicatrize em 10-15 dias, como seria normal;
Problemas Internos, Dermatites, Psoriase
- Coceira que não melhore aos hidratantes ou quando a pele é excessivamente seca
Herpes Zoster
- Dor em área localizada ou mesmo dor de cabeça que se acompanha posteriormente com bolhas de água.
Veias Varicosas
- Dor nas pernas ou aparecimento de veias tortuosas ou mais visíveis
Diabete, problemas Circulatórios, Câncer de Pele
- Úlceras que custem a curar

Fornecido estas orientações pela American Academy of Dermatology, da qual sou sócio. http://www.aad.org e lá poderá encontrar mais orientações. Implementada por mim.