Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

out 19

Dermatologia Geral

Dermatologia é a ciência que estuda a pele, tendo o significado da palavra como : DERMATO = PELE e LOGIA = ESTUDO (estudo da pele). Esta ciência tem a finalidade de estudar para aprender-mos sobre seu funcionamento e com isto tomar as providências para que os males sejam tratados e mesmo prevenidos. Dentro deste aspecto se vê o dermatologista como o indivíduo que deverá ter conhecimentos sobre a fisiologia (como acontece) e como tratar a esta doença, sendo então o treinamento deste profissional direcionado a estes fins.

 

Compreende neste estudo as formas de terapias consideradas como clínicas, ou seja, feita somente com medicações e na forma de cirurgias, sendo isto quase que uma subespecialidade dentro da Dermatologia, tendo já constituída a associação dos médicos que as realizam (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD) e em atividade, da qual atualmente faço parte.

 

Ainda dentro desta especialidade está os procedimentos da Estética, que visam tão somente embelezar aos indivíduos e se tentar preservá-los como jovens. A estética é praticada pelo médico e também por um grupo de pessoas que se denominam de Esteticistas, mas, não são médicos, ou seja, não estariam habilitadas ao exercício da Medicina.

 

É de grande importância que esta área da medicina poderá fazer grande benefício aos indivíduos quando se procura orientações junto aos profissionais e estes podem orientar como se deveria comportar frente aos malefícios provocadores dos carcinomas de pele e ao muito importante câncer de pele que é o melanoma cutâneo, sendo este normalmente um tumor ou mácula escura ou mesmo preta mas que poderá mesmo ser sem esta coloração escura.

 

Parece que o mais importante que hoje se conhece é à respeito do sol, que altera os núcleos das células, que determina como será este tecido = pele e estas células que darão origem aos canceres de pele. A todo momento, desde jovens, estamos formando estas células, e, o organismo as destrói. Lentamente o organismo se tornará permissivo, não destruindo a estes tumores iniciais e se iniciariam as neoplasias (todo tecido novo, benigno ou maligno) de pele, que é de muita importância junto as pessoas, atualmente.

 

Dever-se-á ter proteção da pele com respeito à exposição solar, desde a infância para a isto se evitar. Como já dizia o Dr. Jarbas Anacleto Porto, meu professor, “Semeamos na infância, adubamos na adolescência e colhemos na velhice”. Os efeitos do sol são cumulativos, aumentando com o passar da idade.

 

É de extrema importância que as pessoas se protejam do sol, desde a infância (talvez os maiores malefícios sejam feitos nas crianças, com a exposição ao sol – Veja no parágrafo anterior -), o que minimizaria os efeitos deletérios do sol nas pessoas. Esta proteção será feita a partir do Tipo de Pele dos indivíduos. Existe ainda variações nestes tipos de acordo com região e dentro da própria raça.

Comments are closed.