Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

Dermatite Seborréica(*)

Dermatite Seborreica é provocada (Melhor Hipótese) pelo aumento de leveduras nas áreas afetadas, e, este aumento se daria por aumentar a alimentação destes (estímulo androgênico) ou por diminuição da resistência orgânica.
EVITAR:

1 — Exercício Físico. Isto fará com que ocorra vermelhidão e poderá aumentar os sintomas locais, ou seja, ficará mais vermelho. Não piora a doença em si.

2 — Álcool. A bebida alcoólica fará aumentar as secreções seborreicas, levando a uma piora. Isto praticamente não terá validade se o álcool for em 1 (uma dose mesmo) em finais de semana ou mesmo 1 cerveja (Uma mesmo). Não deverá o paciente se afastar do convívio social pelo mal.

3 — Nicotina. O ato de fumar provocará piora do quadro, pela diminuição da vascularização local e outros efeitos associados ao fato de fumar.

4 — Talvez as maiores causas de ocorrer piora seja o fato de usar drogas que aumentem as secreções sebáceas e entre estas encontramos:
B-Bloqueadores (entre estes o que provoca as maiores pioras é o Propranolol).
Cimetidine
Metildopa

5 — Imunossupressores. Estas drogas diminuem a resistência do organismo e propiciam aumento do número de leveduras e entre estes, o de uso mais comum são os corticosteróides. Ainda convém lembrar que uma causa da doença ser em grave proporção em relação aos outros é a AIDS, que provoca uma imunodepressão no indivíduo (normalmente é a doença em atividade e não somente o contágio).

6 — Sempre procurar o seu médico quando houver piora do quadro ou mesmo não melhora com o tratamento proposto.

7 — Lembrar ainda que o morbus D. Seborreica se apresenta em quadros variados, acometendo : Couro Cabeludo, Face (aí é mais centro facial), Orelhas (aí mais atrás das orelhas), Cílios (Blefarite Seborreica), Umbigo, Dorso em forma de “V”, Pré-Esternal, Seios e abaixo, Axilas, Sulco interglúteos, áreas Inguinais, Crurais e Genitais. O fato de melhorar ou mesmo desaparecer os sintomas em uma área não implica em não aparecer em outro local.

8 — O desaparecimento dos sintomas absolutamente não significa cura, mas sim que se apresenta sem os sinais, mas o mal permanece, se bem que sem sintomas aparentes. Deverá procurar seu médico periodicamente. Não deverá parar a medicação sem orientação médica.