Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

Dermatite das Mãos(*)

Patologia provocada pelo contato de substâncias que provocariam uma dermatite química, ou seja, queimadura química que se manifestaria como Dermatite de Contato por Irritante Primário, de difícil tratamento, devendo seguir estas orientações abaixo, evitando piora e recorrência.
EVITAR:

1 — Para lavar as mãos, sempre use água morna, sabonete de nenen e sem perfume e/ou anti-séptico. Após lavar as mãos, seque cuidadosamente, sem esquecer os espaços entre os dedos. Sempre usar água corrente para lavar as mãos.

2 — Assim como possível, evite contato com detergentes ou com outros produtos de limpeza. Se necessário usá-los, medir as quantidades de acordo com o fabricante e mesmo assim este pôde ser forte. Coloque o frasco dentro de um invólucro para evitar o contato fora do frasco, que poderá acontecer.

3 — Evite o contato com xampus (para lavar cabelos). Use luvas plásticas para isto.

4 — Evite contato direto com polidores ou ceras polidoras no uso de polimento de carros, sapatos, assoalho, móveis e janelas.

5 — Cuidado para não tocar em : álcool branco ou outro, petróleo, tricloroetileno, turpantina e thiner.

6 — Não descascar ou amassar com as mãos nuas : frutas cítricas, uvas, tomate, cebola, chuchu e batatas cruas.

7 — Não aplicar com as mãos nuas : cremes, loções, tinturas e tônicos capilares.

8 — Quando mexer com água fria e/ou quente, usar as luvas plásticas.

9 — Anéis não devem ser usados em serviços caseiros ou em outros quaisquer, e, isto mesmo com a Dermatite curada. Estes devem ser lavados freqüentemente e deixados em água de amônia (= 1 colher de sopa de amônia em 500 ml de água) pela noite. Nunca lavar as mãos utilizando anéis. Sempre usar luvas de algodão quando realizar serviços caseiros que não molhe as mãos.

10 — Evitar ao máximo o contato com amônia ( se aplica ao mexer em fraldas = urina e fezes). Lavar bem as mãos após este contato.

11 — As luvas tem de ser de plástico e não de borracha (borracha pode causar a Dermatite) e as luvas não podem ser usadas por mais de 30 minutos, em forma contínua por isto ocasionar sudorese e o suor fazer piorar a doença. Elas devem sempre estar completamente seca e para isto dever-se-á usar luvas de algodão embaixo, que devem ser trocadas a cada 20-30 minutos. Colocar talco entre os usos, e, sempre comprar mais de um par para fazer uso alternado. Se entrar água, trocar imediatamente as luvas.

12 — Lembrar : a resistência da pele se encontra diminuída pelo prazo mínimo de 6 meses após que a pele das mãos se apresentem como normal. Portanto, siga as instruções e prescrição do médico pelo tempo mínimo de 6 meses após que as mãos estejam aparentemente curadas.