Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é produzida por uma bactéria (a toxina botulínica tipo A, purificada e uma das mais potentes toxinas conhecidas pelo homem), e que seria tóxica em quantidades grandes de unidades – acima de 2.500 Unidades – quando causaria o Botulismo. Um dos efeitos que a mesma teria é de produzir paralisia dos músculos e esta paralisia é de forma reversível, ou seja, com o passar do tempo volta ao normal (a toxina bloqueia a transmissão nervosa e de forma definitiva, mas, estas ligações voltam a se formar em meses e volta a funcionalidade da musculatura tratada).

Dentro disto, está sendo utilizada, em doses em torno de 1-2 % (seria usado no máximo 100 UI no tratamento das rugas da face) da quantia tóxica no tratamento das rugas, portanto com segurança, e em casos de estrabismo, torcicolos neurogênicos (dentro da neurologia, em doses de até 300 Unidades e dito é que nestas doses de 300 U induziria a formação de anticorpos, perdendo seu efeito com o passar do tempo).

Na da área estética, está sendo utilizada na forma de introdução da toxina junto à musculatura (melhor dizendo, dentro do músculo) que pela ação destes formaria as rugas de expressão e onde com a paralisia do músculo esta ruga se reduziria e até mesmo desapareceria. Teríamos melhores resultados na área frontal seguida pela área lateral dos olhos. Está sendo usada em todos os músculos que induzem a formação de dobras na pele (rugas) mas não vejo que teríamos bons efeitos em outros locais.

Lembrar ainda que as marcas existentes na pele não desapareceriam totalmente, necessitando ser complementada, em casos selecionados, com produtos de preenchimento como o ácido hialurônico e outros. Estes produtos complementares estão em constante evolução e novos estão surgindo.

Acima escrevemos sobre anticorpos, e, nos casos de rugas, não seriam formados, e até o momento assim se comporta, pela pequena quantia da toxina injetada – no máximo 100 unidades- , e, como esta formação dos anticorpos é dose dependente, ou seja, se dará esta formação somente quando em grandes quantias de toxina é injetada, como no caso de injeções feitas dentro da neurologia. ainda é muito importante que não seja injetado nova dose em menos de 45-60 dias para complementar o tratamento porque isto induzirá a formação dos anticorpos, também. Estes anticorpos são os mesmos que se formam no botulismo levando a melhora dos pacientes. Quando a toxina é injetada, imediatamente ela seria neutralizada por estes anticorpos.

Atualmente é uma das melhores opções para eliminação das rugas.