Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

Acne(*)

Acne(*)

O que é ACNE?
Acne é uma das doenças dermatológicas mais comuns. É mais freqüente em adolescentes e adultos jovens, tanto homens quanto mulheres. Onze por cento das pessoas entre 25 e 44 anos de idade apresentam acne.

Em torno de 85% das pessoas que têm acne apresentam manifestações simples, que permanecem por tempo limitado e muitas vezes desaparecem espontaneamente. Os demais 15% têm acne inflamatória, com lesões mais aparentes, de intensidade variável, necessitando de tratamentos mais eficazes, pois podem deixar muitas cicatrizes.

Quais as causas da ACNE?
Existe uma tendência hereditária na acne. Quando ambos os pais têm acne, a chance de um filho ter este mesmo problema é de 50%.

A acne atinge principalmente os folículos pilossebáceos, que se localizam na face, nas costas, no peito, no pescoço e nos braços. Os folículos pilossebáceos são glândulas presentes na pele com a especial função de produzir o sebo, um “lubrificante” da pele saudável para impedir o seu ressecamento. Por outro lado, há fatores que aumentam exageradamente a produção de sebo, fato que se relaciona ao aparecimento da acne. Dentre os fatores que aumentam a produção do sebo, o principal é a ocorrência de mudanças hormonais, como acontece na puberdade, justificando porque a acne é tão freqüente nesta fase da vida.É ainda neste período que ocorre uma reprodução acelerada das células da pele. Elas formam diversas camadas cobertas por uma última, chamada queratina. Sua função é proteger o organismo de fatores agressivos do meio externo. As células da camada de queratina estão constantemente descamando e sendo substituídas por outras. Quando há um aumento da produção das células da pele, a queratina descama e se aglomera no orifício do folículo pilossebáceo, produzindo uma obstrução deste local. Esta obstrução impede que o sebo saia do orifício. Este acúmulo forma o que se chama de comedão. A retenção do sebo libera algumas substâncias que causa irritação e, consequentemente, surge uma inflamação. Ao mesmo tempo, o sebo é um meio propício à proliferação de uma bactéria chamada Propionebacterim acnes, que intensifica a acne.
O que é necessário lembrar é que existem outras doenças que aumentam a proliferação celular. Um exemplo disto é o hipertireoidismo.

Qual a diferença entre cravo e espinha ? Podem ser “espremidos”?
Tanto cravo como espinha são nomes populares para diferentes tipos de acne. O cravo é um comedão (sebo que não foi eliminado do folículo pilossebáceo) sem o processo inflamatório. Normalmente, o que se vê é um ponto preto. Já a espinha possui um processo inflamatório, sendo um ponto vermelho, com ou sem pus, geralmente dolorido. Nenhum dos dois deve ser espremido, pois pode agravar o processo e deixar cicatrizes.

Tensão emocional, ciclo menstrual e alimentação influenciam a acne?
Fatores emocionais e ciclo menstrual podem atuar como agravantes da acne. Porém, a relação com alimentação é raramente observada.

Quais os tratamentos existentes para ACNE?
Medidas gerais: uso de sabonetes neutros e loções dermatológicas. O objetivo é combater os efeitos nocivos do excesso de sebo, mas não impedem sua produção.
Para verificar outros tratamentos existentes, deverá ser consultado seu médico.

Como evitar a acne?
1 — Iodetos : o iodo tem a capacidade de induzir a uma doença chamada de Erupção Acneiforme e em pessoas que tenham Acne, poderá induzir a piora do quadro. A ingesta de Frutos do Mar, pelo alto conteúdo de IODO, poderá induzir piora do quadro de Acne.

2 — Halogenados : é um grupo de compostos que poderão analogamente ao iodo, produzir/piorar o Acne. Bromo, Cloro, Flúor e o Astatine. O iodo faz parte deste grupo.

3 — Uso de Corticóides Fluorados. que após algumas semanas do uso, poderá iniciar uma Erupção Acneiforme.

4 — Uso de complexos vitamínicos, por a Vitamina B12 poder induzir a piora do mal.

5 — Contato com Óleos e Graxas : estes produtos poderão provocar a obstrução dos “poros” que são os óstios foliculares, que se sabe é uma das causas primárias do Acne. Então, não será o fato de comer um ovo frito, mas o fato de fritar em grande quantidade que faria a impregnação dos vapores de óleo que obstruiriam os óstios foliculares, ajudando na formação dos comedos (cravos).

6 — Cremes de Barbear : validade para os homens, já que os cremes também poderiam obstruir os poros se não bem lavados forem após o ato. Portanto, se possível, fazer a barba sob a água corrente em chuveiro ou o uso do barbeador será indicado.

7 — Uso de medicações não receitadas.

8 — Exposição excessiva ao sol : a pele estará mais fina com o uso das medicações e poderá queimar muito mais facilmente quando da exposição ao sol. De forma geral, o sol faria bem ao Acne, se de forma progressiva e também de forma comedida (Pelo efeito exfoliante ??).

9 — Uso de cosméticos em geral, pois eles teriam a capacidade de obstruir de forma física aos óstios foliculares ajudando na formação do comedão. Além de fazer obstrução física, a Placenta teria ação diferenciada ajudando na gênese dos cravos.

10 — Não espremer as lesões.

11 – Não Fumar. Está provado, últimos trabalhos, que o fumo aumenta o surgimento do Acne e que agrava quando a pessoa o tem. British Journal of Dermatology 145 (1), 100-104 © British Association of Dermatologists Epidemiology of acne in the general population: the risk of smoking

12 — Estudos atuais ( sobre mulheres somente) relatam que as mulheres que tomaram muito leite desnatado na sua adolescência, teriam acne mais severa que as outras, e, alguma associação com ingesta de queijo cottage e cream cheese também existe; Não existe qualquer prova cientificamente comprovada sobre outros alimentos que diga ser algum deles responsável pelo Acne. Existe, sim, raramente, pessoas que relatam piora com determinada alimentação. Estes indivíduos não poderiam mais comer estes alimentos. Isto não se estenderá a qualquer pessoa. É INDIVIDUAL. Não se proíbe a qualquer pessoa que coma qualquer alimento.

13 — Com qualquer anormalidade, contate seu médico imediatamente.