Telefone: 47.3351.3070

Rua Heinrich R. B. Erbe, 30, Sala 103 - Brusque - SC Veja o mapa

A Pele e Seu Dermatologista

Você sabe o que é a sua Pele?? Ela é um órgão como o pulmão e o coração, e ainda é o mais visível e o maior órgão do corpo e um dos mais complexos já que sua interelação com os outros órgãos é muito grande.

Tem a função de proteção como um manto externo de proteção contra o tempo (sol, chuva, vento, etc.) e contra as doenças de origem externa como vírus e bactérias.
Talvez o que mais lhe importe é sua própria aparência e é ela que a fornece com seu aspecto, cor, etc.

É de muito valor que ela tenha como maior função a manutenção da temperatura corporal e isto seria fornecido pela contração dos vasos para o calor não sair (ficaria roxinho) e pelo suor que esfriaria o corpo. E ainda funciona como protetora contra as intempéries do tempo e não, como sol, chuva, vento, calor, fumaça de cigarros, poluição, ausência de umidade, etc. Ela ainda reflete o seu estado de saúde tendo aspecto variado com o bem estar até a palidez quando enjoado; ainda demonstraria o sofrimento de outros órgãos, como por exemplo a coloração amarelada quando do sofrimento do fígado (hepatite, etc).

Como cuidar dela?
Poderíamos ter alguns cuidados com ela, fazendo:
Além dos cuidados com o auxílio de seu dermatologista, que seria o médico treinado para o seu devido cuidado, e, que se habilitado deveria fazer prova na Sociedade Brasileira de Dermatologia e obteria o Título de Especialista em Dermatologia, deverias fazer o seguinte:
Usar luvas de proteção quando usar sabões fortes nas limpezas,
Se tiveres pele muito seca ou mesmo normal usar sabões fracos que não sequem muito a pele e creme hidratantes.
Evitar o câncer de pele usando protetores de sol e não se expondo muito ao sol.

Dermatologista?
Este médico após a sua formação como médico, já que ele é um médico antes de tudo, deverá fazer treinamento em escolas de pós-graduação em tempo integral, onde aprenderá sobre a pele, unha, cabelos e pelos, mucosas. Existe variações no tempo de treinamento, que é chamado de “Residência Médica”.

O que ele poderá fazer?
Ele tem o treinamento para observar e rapidamente diagnosticar de forma efetiva as doenças e prontamente oferecer os tratamentos possíveis.
Poderá oferecer orientação na prevenção das doenças, evitando danos desnecessários e ensinar como examinar sua pele na procura de coisas erradas.
Nem sempre somente as medicações poderão resolver os problemas e poderá ser realizado cirurgias na correção dos problemas.
Se sua pele ainda estiver envelhecida, ou mesmo na sua prevenção do envelhecimento precoce, poderão ser feitos tratamentos cosméticos.

Quando ser visto pelo dermatólogo?
Os dermatólogos poderão tratar as pessoas em qualquer idade, podendo tratar desde as crianças até aos idosos.
Você ou qualquer membro de sua família poderão procurar ao especialista quando for necessário. Seria interessante que quando adulto, todos fossem vistos pelo dermatologista para orientações necessárias.
Algumas pessoas procuram ao profissional de tempos em tempos para verificar a presença dos canceres cutâneos ou mesmo doenças pré-malignas. Já penso que esta é uma boa idéia, por ser o Ca de pele o mais freqüente nas pessoas.
Você deverá checar a pele na verificação de modificações de sinais ou qualquer outra coisa.

O que devo esperar desta minha visita?
Sempre que você consultar à qualquer médico, deverás esperar:
- que o médico se interesse por você, sobre seu problema e o que você pensa dele;
- experiência (muito se consegue com residência médica), que colha história clínica e que lhe examine o necessário para resolver seu problema;
- que se proceda aos testes necessários e exames necessários (ou que os prescreva);
- que ele lhe explique o que tens, tratamentos em potencial e os efeitos colaterais que poderiam se iniciar se usar as medicações ou procedimentos médicos;
- tempo de tratamento e os custos deste tratamento que você escolher;
- as necessidades de você voltar e com que freqüência;

O que os dermatologistas tratam atualmente?
Os dermatologistas tem atualmente um arsenal grande de terapias para as doenças da pele, tanto de forma clínica como cirúrgica e as mais comuns estão logo a seguir. Aqui não entra os Canceres cutâneos (veja em envelhecimento cutâneo), mas que também são muito comuns.

- Acne: produzida por alterações hormonais, formando cravos nos pelos até nódulos que podem deixar cicatrizes, e os tratamentos atuais poderão deixar as pessoas sem as cicatrizes ou diminuí-las. Normalmente se prolonga até os 21-22 anos nos homens e 23-25 anos nas mulheres. Na terceira década tem doença com formação de pústulas podendo imitar o Acne, que é a Rosácea.

- Pé de Atleta / Frieiras:talvez seja a forma mais comum de apresentação das dermatofitoses/micoses. A umidade assim como sudorese e aumento da umidade dos pés poderá facilmente permitir que os fungos se reproduzam e provocam a doença.

- Herpes Simples / Febre de Estômago: em minha região é conhecido como tal as pequenas ulcerações que ocorreriam com processos febris, exposição excessiva ao frio, inicialmente como vesículas, e que teríamos dois principais tipos que é o oral que ocorre mais nos lábios e o genital que ocorreria nos genitais, mas poderão ocorrer em qualquer lugar na pele. Seria ocasionada pelo vírus do Herpes Simples.

- Queda de Cabelo: é algo que ocorre por razões múltiplas e a mais comum é hereditária. As medicações que estão surgindo podem muito ajudar e em outras pode se chegar ao transplante de cabelo, que seria a remoção de cabelo do lado ou de traz do couro cabeludo e colocado na frente.

- Urticárias: ocorreria pequenas elevações (as vezes são grandes) e que após algumas horas desapareceriam sem deixa marcas. Poderão ter coceira ou mesmo queimação. As causas mais comuns são drogas mas outros fatores poderão estar envolvidos. Algumas orientações sobre Picadas de Inseto (Estrófulo) aqui estarão, já que o mesmo poderá piorar a Urticária.

- Verrugas: estas são ocasionadas por vírus. Temos as plantares, planas, da mão e nos genitais. Normalmente são da cor da pele e rugosas / ceratóticas. Além das verrugas, também ocasionadas por virus, temos o Molusco Contagioso. Veja algumas orientações.

- Psoriase: é doença crônica com seu nome originado da palavra grega “itch = prurido” e poderá acometer as unhas, articulações e a pele com manifestação clinica de placas vermelhas com descamação prateada. Tem locais preferenciais e estes são as áreas de traumas: couro cabeludo, joelhos, cotovelos e dorso inferior. No couro cabeludo devemos de diferenciá-la da Dermatite Seborréica.

- Rash: também denominado como dermatite ou eczemas, tem muitas causas na sua origem. Poderão ser alérgicos (como os atópicos e aí teremos a Dermatite Atópica e Rinite Alérgica/Asma ou por irritantes químicos. poderá se iniciar somente como área Pele Seca e mais tarde se firmar o eczema. Um dos mais comuns é o que existe nas mãos, conhecido como eczema ou Dermatite das Mãos.

É necessário ser prescrito drogas?
Sempre que necessário, é este o médico que estaria preparado para receitar cremes, comprimidos ou injeções que seriam as melhores em cada caso individual, onde você teria a melhor chance de melhora sem prejuízo.

O que está mudando?
Muitas modificações estão ocorrendo na medicina.
Os dermatologistas tem também novos caminhos para que seu tratamento de pele seja efetivo e que o tratamento da pele seja para sua melhora mais rápida.

Fornecido estas orientações pela American Academy of Dermatology, da qual sou sócio. http://www.aad.org. Lá poderá encontrar mais orientações. Implementada por mim.